Trabalho De Anatomia
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.
DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso está dividido em sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico.
O sistema nervoso central (SNC) é o centro integrador e controlador do sistema nervoso, composto por encéfalo e medula espinhal, sendo que do encéfalo fazem parte o cérebro, o tronco encefálico e o cerebelo. Ele é dividido emtelencéfalo e diencéfalo. O tronco encefálico, que fica abaixo do cérebro, é dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. O sistema nervoso periférico constitui-se basicamente de nervos (12 pares cranianos e 31 pares espinhais), gânglios e terminações nervosas.
Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter (a externa), aracnóide (a do meio) e pia-máter (a interna). Entre as meninges aracnóide e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano ou líquor.
2. TELENCÉFALO
O telencéfalo ocupa o maior espaço no cérebro humano, devido ao grande tamanho do córtex cerebral. A ele chegam todos os sinais que vêm do corpo pelo tronco encefálico e diencéfalo. Tal estrutura é formada por dois