PORT AULA 03 PANORAMA
Licenciatura em Letras - Inglês
Panorama Histórico-social Da Literatura Em Língua Inglesa
Tutora: Liana Maria Da Silva
Francisca Brena Braga Teixeira
Jorge Gordon Byron, conhecido como Lord Byron, foi um importante poeta inglês do século XIX. Nasceu da cidade de Londres em 23 de janeiro de 1788. É considerado, na literatura inglesa, um gênio poético e um dos principais representantes do romantismo inglês.
As obras de Lord Byron, influenciou muitos escritores românticos do século XIX inclusive aqui no Brasil, são marcadas por personagens com personalidades marcantes. Estes personagens apresentam comportamento autodestrutivo, passado obscuro, aversão social, rebeldia, talentos marcantes e grande exibição de paixões, seus poemas são carregados de inspiração exaltada, crítica social, impetuosa e violenta. Apresentam temas ligados à tristeza humana e melancolia.
O poeta britânico era considerado por alguns um dos escritores "malditos" do século 19 (em Londres, dizia-se que ele era um homem "louco, ruim e perigoso", fama que o poeta gostava de alimentar). Uma atração que ele exercia com sua "combinação irresistível de genialidade e satanismo, o que eu considero como sendo "habitantes do planeta Byron" que é ainda usada hoje em dia. Mas é evidente que suas obras foram mais impactantes entre os literatos do século 19. Seu primeiro livro de poemas foi “Horas de lazer”, escrito em 1807. Fez muitas viagens, que o inspiraram, para cidades da Espanha, Grécia, Malta, Suíça, Itália e Albânia. Em Genebra, viveu com Claire Clairmont com quem teve uma filha, em 1817, chamada Allegra.
De acordo com alguns analistas, todos as suas obras refletem um pouco algo da personalidade de Byron, mais que é muito comum ver nelas alguns temas tipicamente byronianos despontam na obra, como o mergulho no vício e a atração pela morte.
Percebo que Byron não se contenta em criar um herói: também quer ser um protagonista, e para isso busca a