Trabalho de anatomia
Enquanto o recrutamento atrai os candidatos, a seleção se incumbe de escolher o mais adequado ás necessidades da empresa. Após o processo de recrutamento vem o processo de seleção de pessoal. E aqui começa o principal desafio. Se o recrutamento é convidativo e atrativo, a seleção é restrita e impõe uma série de desafios e dificuldades crescentes a serem superadas pelo candidato.
A seleção funciona como se fosse uma longa corrida de saltos, uma sequencia de obstáculos a serem vencidos até a chegada ao ponto final. Qualquer um desses obstáculos pode impedir a chegada ao obstáculo seguinte se o candidato não conseguir ultrapassá-lo.
Quando for para o teste da empresa, esteja preparado. Busque conhecer tudo sobre o que a vaga exige em todos os detalhes e veja se os seus conhecimentos e qualificações estão dentro do exigido. Busque a ajuda de outros profissionais. Faça uso ao máximo de sua rede de contato. Nunca esqueça que as pessoas estão dispostas a ajudar.
Dinâmica de Grupo
Entrevista de Seleção
O primeiro obstáculo é a entrevista de seleção. Trata-se de uma entrevista preliminar com candidato para verificar se ele possui as características e os requisitos básicos exigidos pelo cargo, a saber: idade, sexo, formação escolar, conhecimento técnicos, experiência profissional e características de personalidade. Quase sempre é realizada por algum especialista do órgão de RH. Essa entrevista é superficial, mas fundamental no processo. Ela define quem continua na corrida e quem sai dela.
Entrevista com a Gerente
O terceiro obstáculo é quase sempre uma entrevista com o gerente da área que precisa preencher um cargo vago. Essa entrevista constitui a parte mais importante do processo seletivo, pois o gerente é principal tomador de decisões a respeito de quem irá ocupar o cargo. Muitas vezes, ele divide com outros colegas, ou com seus subordinados, a incumbência de entrevistar o candidato. É a chamada entrevista coletiva com o