TRABALHO DE ALGORÍTMO
Algoritmos
Belém – Pará
2014
Tipos de Dados
São tipos de variáveis ou dados, é uma combinação de valores e de operações que uma variável pode executar, o que pode variar conforme o sistema operacional e a linguagem de computador. São utilizados para indicar ao compilador ou interpretador as conversões necessárias para obter os valores em memória durante a construção do programa. Por outro lado, ajudam também o programador a detectar eventuais erros (maioritariamente sintáticos).
Dependendo da linguagem de programação, o tipo de um dado é verificado diferentemente, de acordo com a análise léxica, sintática e semântica do compilador ou interpretador da linguagem. Os tipos têm geralmente associações com valores na memória ou com objetos (para uma linguagem orientada a objeto) ou variáveis.
Tipos de dados não-definidos em termos de outros tipos são chamados tipos de dados primitivos. Praticamente todas as linguagens de programação oferecem um conjunto de tipos de dados primitivos. Alguns tipos de dados primitivos são reflexos do hardware
Por exemplo: os inteiros
Outros exigem um pequeno suporte de software para sua implementação.
Os tipos de dados primitivos são aqueles que não podem ser decompostos, por exemplo: inteiro, real, lógico e caracter.
Dados Primitivos
Dados primitivos típicos incluem caracter, inteiro (representa um subconjunto dos números inteiros, com largura dependente do sistema; pode possuir sinal ou não), ponto flutuante (representa o conjunto dos números reais), booleano (lógica booleana, verdadeiro ou falso) e algum tipo de referência (como ponteiro ou handles).
Dados primitivos mais sofisticados incluem tuplas, listas ligadas, números complexos, números racionais e tabela hash, presente sobretudo em linguagens funcionais.
Espera-se que operações envolvendo tipos primitivos sejam as construções mais rápidas da linguagem.
Por exemplo, a adição de inteiros pode ser feita com somente