Radio
Radiodifusão é emissão e transmissão de notícias ou de programas recreativos, culturais, esportivos, musicais, etc., por meio da radiofonia, radiocomunicação e rádio, e é a radiotransmissão para recepção e uso geral do público, distinguindo-se da radiocomunicação, que se destina a estações receptoras determinadas. A sua forma mais comum consiste na difusão, pelo rádio, de programas educacionais, música, diversões, notícias, esportes, etc.
Início da radiodifusão - O aproveitamento das ondas eletromagnéticas para a transmissão de informações sonoras aconteceu no início do século XX, graças à invenção da válvula radioelétrica (triodo), criada em 1906, por Lee De Forest (1873 - 1861). A válvula triodo permite a retificação e ampliação dos sinais elétricos, viabilizando a audição de sons complexos transmitidos por ondas hertzianas. No Natal de 1906, a radiodifusão é inaugurada no mundo: De Forest e Reginald Aubrey Fessenden (1866 - 1932) irradiam, nos Estados Unidos, números de canto e solos de violino. Outras transmissões pioneiras são realizadas nos anos seguintes.
As primeiras emissoras - As emissoras de rádio desenvolvem-se de fato após a primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Durante o conflito, a transmissão das ondas eletromagnéticas ficou sob controle dos governos dos países beligerantes. Esse atraso na implantação da radiodifusão para o grande público, no entanto, é compensado pelos avanços feito no período, que facilitam o crescimento das estações de rádio no pós-guerra. Em apenas uma década, a radiodifusão espalha-se por todo o mundo. É criada, em 1919, a primeira grande empresa norte-americana de telecomunicações, a Rádio Corporation of America (RCA), seguida da National Broadcasting Company (NBC), fundada em 1926, e da Columbia Broadcasting System (CBS), de 1927. Na Europa são implantadas várias empresas de grande porte, entre as quais a italiana Radiotelevisione Italiana (RAI), em 1924: a inglesa British Broadcasting