Trabalho de Algebra
Arthur Rocha
Lucas Feitosa
Lucas Vanderlei
História
Até pelo menos o final do século XIX, não havia nenhuma teoria ou conjunto de regras bem definidas que se pudesse dar o nome de algebra linear. alguns matemáticos, especialmente nos séculos XVII e XVIII, que perceberam que deveria existir alguma forma de conexão da algebra com a geometria, Gauss em 1831, que permitiu que os números complexos fossem aceitos. A generalização desta representação ao espaço foi ainda mais difícil, mas foram justamente as sucessivas tentativas que levaram Hamilton a descobrir os quatérnios (nos quais o produto não é comutativo).
Essa descoberta aliada a não existência de ordem usual nos números complexos fez com que os matemáticos percebessem que as operações usuais quando aplicadas a determinados conjuntos numéricos perdiam determinadas propriedades e foi o consequente estudo dessas operações aplicadas aos vetores que culminou numa série de regras que formaram as bases da análise vetorial, que é a base do que atualmente conhecemos como álgebra linear.
Matemáticos: Leonhard Euller
Leonhard Euller nasceu na Suíça, onde seu pai era ministro religioso e possuía alguns conhecimentos matemáticos.
Euller foi aluno de Jean Bernoulli e amigo de seus filhos Nicolaus e Daniel, recebendo ampla instrução em Teologia, Medicina, Astronomia, Física, Línguas orientais e Matemática.
Euller ocupou-se de quase todos os ramos da Matemática Pura e Aplicada sendo o maior responsável pela linguagem e notaçoes que usamos hoje; foi o primeiro a empregar a letra e como base do sistema de logaritmos naturais, a letra pi para razão entre comprimento e diâmetro da circunferência e o símbolo i para raiz de –1. Deve-se a ele também o uso de letras minúsculas designando lados do triângulo e maiúsculas para seus ângulos opostos; simbolizou logaritmo de x por lx, usou sigma para indicar adição e f(x) para função de x, além de outras notações em Geometria, Álgebra,