trabalho de adsorção o terminado 1
FRANCIELI CORRÊA NASCIMENTO
GREGORY COLOMBO DE LUCA
OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Relatório de Operações Unitárias apresentadas à professora Elaine do Curso Técnico em Química do CEDUP.
ADSORÇÃO
CRICIÚMA, 20 DE JULHO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Na natureza existem várias formas de interação entre moléculas, uma delas é a adsorção. Nesse sistema, um fluído, que será chamado de adsorvido, se adere e é retido à superfície de uma substância, que recebe o nome de adsorvente. Essa interação entre adsorvido e adsorvente pode ocorrer por meio de forças de naturezas física ou química.
A parte da adsorção física que ocorre por parte de interações físicas chamadas de força de van der walls que por meio de atrações onde apresentam polos positivos ou negativos onde são atraídos uns pelos outros.
O carvão ativado é usado em uma infinidade de áreas com o objetivo de remover cor e odor de determinados materiais por meio da adsorção. Algumas dessas áreas são: purificação de água, tratamento do ar contra gases poluidores, como em filtros de indústrias; no tratamento de resíduos industriais, como a reciclagem de águas industriais; na indústria farmacêutica, na indústria química, tratamento de efluentes, catálise, na indústria alimentícia e na adsorção de gases, sendo que um exemplo muito comum é ao retirar odores de geladeiras.
O carvão vegetal também pode ser usado para retirar cor e odor dos materiais por meio da adsorção, pois ele também é poroso. No entanto, ele é menos eficiente, pois a porosidade do carvão ativado é bem maior. O carvão ativado é produzido por meio de materiais orgânicos, tais como madeira, casca de coco, bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho, casca de arroz, entre outros. Essas matérias-primas são carbonizadas em atmosfera inerte e depois passam por um tratamento térmico e/ou químico. Faz-se a ativação, que é a retirada de materiais que estejam obstruindo os poros.
A argila bentonita sódica expande-se quando molhada,