Trabalho de administração
É a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde se devem tomar decisões. Ela define quem vai fazer o quê para que a organização entregue ao cliente o seu produto ou serviço.
2 – Qual a importância da estrutura organizacional?
Ela retrata a configuração dos órgãos da organização, sua interdependência e funcionamento, buscando uma ação coordenada de seus participantes. Organiza e emprega todos os recursos disponíveis a fim de alcançar os objetivos determinados. É o resultado final do processo de organização.
3 – O que mostra o organograma?
É um instrumento de comunicação e divulgação da estrutura organizacional, através de uma representação gráfica. Ele define de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma empresa, etc., de acordo com o grau de competência, partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema.
4 – O que é amplitude de controle e que fatores influenciam sua extensão?
É aquela que define o número de subordinados que cada gestor poderá supervisionar. Esse número depende de diversos fatores como tecnologia, qualificação do trabalhador, tipo de trabalho, etc. Ela determina a configuração geral da estrutura organizacional, que pode assumir as seguintes formas: ∙ Estrutura Vertical (Aguda) ∙ Estrutura Horizontal (Achatada ou Flat) Nas grandes amplitudes, há maior delegação de poder aos subordinados, em geral por possuírem maior qualificação e experiência para agir e tomar decisões. Necessitam, portanto, de pouca supervisão.
5 – Quais são as formas de departamentalização mais comuns nas organizações?
· DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL: É a mais comum. Visa facilitar o desenvolvimento das atividades através da diferenciação técnica. Ex: departamentos de marketing, finanças, etc.
· DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO: Adotada quando a linha de