Trabalho de Administração
Tendo em vista o crescimento que a informática impulsionou, o número de usuários de internet também aumentou muito significativamente. Hoje em dia é considerada extremamente importante em vários segmentos, e a para o uso empresarial não é diferente. Tornou-se muito raro encontrar uma empresa que não possua computadores com acesso a internet nos tempos de hoje, mesmo que tais empresas não sejam da área de informática em si, mas para melhor desempenho dependem dela. Mas não só de benefícios vive a internet, tem que se saber lidar com os riscos que ela oferece, pois mesmo sendo algo tão importante para o bem, também pode se virar contra patrimônio e trazer malefícios, se usada da maneira displicente e inadequada.
Empresas
A revolução que a internet trouxe ao mundo corporativo foi tão rápida e intensa que não seria exagero dizer que o capitalismo ficou diferente desde então. Além do surgimento das empresas “ponto com” inflando o mercado de ações e dos novos serviços criados, a rede acelerou as relações entre fornecedores, distribuidores, produtores, administradores e todos os integrantes da cadeia produtiva. Essas operações entre parceiros de negócios – chamadas de “business to business”, ou B2B – representaram, no ano passado, 80% de todas as transações feitas na rede e deram o tom de como as empresas funcionarão nos próximos anos.
A facilidade de comunicação e a economia de tempo trazidas pela internet incentivaram as corporações a se concentrarem nas suas atividades principais e a deixarem os demais processos para empresas menores. A cadeia de lanchonetes McDonald’s, por exemplo, terceirizou toda a produção e distribuição dos ingredientes de seus sanduíches. A americana Cisco, uma das maiores empresas de tecnologia do planeta, repassou para outras companhias até a montagem das máquinas que vende. Cada uma dessas organizações se transformou em redes gigantescas de pequenas e grandes empresas que dividem informações e controlam,