Trabalho de administração
Conceito dos grupos dos índices:
Estrutura de capital: são utilizados para analisar a aplicação do capital de longo prazo e estrutura de capital. Os índices são calculados relacionando as fontes de capitais entre si e com os ativos de natureza permanente. Indicam o grau de dependência da empresa com relação a capital de terceiros e o nível de imobilização do capital. Quanto menor o índice melhor.
Liquidez: mostram a situação financeira da empresa. Como os valores se referem a vencimentos de diferentes datas, um valor com vencimento no primeiro dia de um ano pode estar sendo comparado em igualdade de condições com outro valor que vence no último dia do mesmo ano. Os valores traduzidos a valor presente minimizam esse tipo de problema. Quanto maior o índice melhor.
Rotação: São calculados relacionando-se os elementos patrimoniais com os itens da demonstração de resultados e evidencia o prazo de renovação dos elementos patrimoniais dentro de determinado período. A análise de giro dos ativos fornece informações sobre aspectos de gestão da empresa, tais como as políticas de estocagem, financiamento de compras e financiamentos de clientes.
O analista interno pode obter saldos médios calculados com base em dados diários ou mensais, o que gera análise de melhor qualidade. O analista externo, se não tiver acesso a saldos intermediários, pode calcular o saldo médio dos elementos patrimoniais somando-se o saldo atual com o saldo anterior e dividindo a soma por dois. O analista deve estar ciente das possíveis distorções que essa forma de cálculo possa causar.
Rentabilidade: medem quanto estão rendendo os capitais investidos. São indicadores muito importantes, pois evidenciam o sucesso ( ou o insucesso) empresarial. Os índices de rentabilidade são calculados, geralmente, sobre as Receitas líquidas ( alguns casos, pode ser interessante calcular sobre as Receitas brutas deduzidas somente das Vendas canceladas e