Trabalho De ADM
A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas;
A necessidade de um modelo de organização racional;
O crescente tamanho e complexidade das empresas;
O ressurgimento da Sociologia da Burocracia;
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Tipos de Sociedade
Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.
Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução etc.
Sociedade legal, racional ou burocrática:
Onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.
Tipos de Autoridade
Autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido.
Autoridade tradicional
Quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Autoridade Carismática
Quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
Autoridade Legal, Racional ou Burocrática
Quando os subordinados aceitam as ordens superiores como justificadas, por que concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando.
Características da Burocracia
Caráter Legal das Normas e Regulamentos
Baseada em legislação própria (constituição, estatuto, regulamento, etc.) – Prevêem todas as ocorrências e as enquadram dentro de um esquema definido capaz de regular tudo o que ocorre dentro da organização – São