Trabalho de ACV
Trabalho de ACV
Disciplina: Gestão Ambiental na Indústria
[Digite o nome do autor]
INTRODUÇÃO
A crescente problemática ambiental estimula cada vez mais as empresas a adotarem práticas mais racionais referentes ao modo de interação com o ambiente natural. Nesse sentido, a avaliação de impacto ambiental surge como uma maneira de lidar com todas as variáveis ambientais durante o processo produtivo, objetivando a tomada de decisões menos impactantes ao ambiente.
No procedimento de gestão ambiental, uma das principais ferramentas utilizadas para o estudo dos impactos ambientais ao longo da cadeia produtiva é a Análise do Ciclo de Vida ACV. Por meio de inventários, o ciclo de vida de um produto pode ser avaliado, desde sua produção até sua destinação final, a fim de identificar os processos mais impactantes ao meio ambiente e, dessa forma, promover a ação diretamente no problema, com o intuito de minimizá-lo.
O presente estudo tem como escopo a ACV de dois produtos que exercem a mesma função: caixas descartáveis utilizadas para transportar frutas. A comparação foi feita entre as caixas feitas de madeira e de papelão. Através da comparação entre seus principais impactos previstos pela análise, é possível indicar qual das duas contempla a forma de fabricação, uso e destino final mais adequada e menos degradante ao meio ambiente.
Ressalta-se que o estudo basilar para o trabalho foi a tese PASSUELLO, 2007, de tal e que a unidade funcional utilizada foi 6 kg de fruta.
RESULTADOS
Dentre as diversas categorias de impactos possíveis de serem analisadas, foram escolhidas
Mudanças climáticas, eutrofização e acidificação. Os dados foram padronizados para a unidade indicada pelo LCA Guide, parte 2b, de acordo com as constantes de conversão.
De acordo com os dados do inventário disponíveis em PASSUELLO, 2007 podemos obter a seguinte tabela resumo.
Categoria de impacto de caracterização
Mudança climáticas