Trabalho De Acustica
CONFORTO AMBIENTAL
Condicionamento e Isolamento Acústico
Carine Gabriel de Santana
Jeovan P.M Silva
Lauro de Freitas – 2015
Trabalho da disciplina Conforto Ambiental 2º semestre da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura pelo professor Cristian Nascimento
Lauro de Freitas – 2015
1. Condicionamento e Isolamento acústico
O isolamento acústico é o responsável por barrar o som de fora para dentro de um determinado ambiente e vice-versa. Já o condicionamento é o responsável pelo controle das reflexões do som dentro de um determinado ambiente tornando sua audição uniforme e agradável.
2. Ruídos
É importante se tratar da distinção entre som e ruído. Para as pessoas que apreciam o silêncio e a tranquilidade, certamente a identificação de um ruído não seja tarefa difícil.
Pode-se afirmar que som é qualquer variação de pressão (no ar, na água...) que o ouvido humano possa captar, enquanto ruído é o som ou o conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis, perturbadores. O critério de distinção é o agente perturbador, que pode ser variável, envolvendo o fator psicológico de tolerância de cada indivíduo.
É importante esclarecer que a poluição sonora não é, ao contrário do que pode parecer numa primeira análise, um mero problema de desconforto acústico.
O ruído passou a constituir atualmente um dos principais problemas ambientais dos grandes centros urbanos e, eminentemente, uma preocupação com a saúde pública.
Trata-se de fato comprovado pela ciência médica os malefícios que o barulho causam à saúde. Os ruídos excessivos provocam perturbação da saúde mental. Além do que, poluição sonora ofende o meio ambiente e, consequentemente afeta o interesse difuso e coletivo, à medida em que os níveis excessivos de sons e ruídos causam deterioração na qualidade de vida, na relação entre as pessoas, sobretudo quando acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano ou prejudiciais ao repouso