Trabalho Dan As Sevilhanas
12º Ptig
Dança “A Sevilhana”
Trabalho realizado por:
João Oehen, nº 10
Rui Gomes, nº 27
Sumário
A Sevilhana 3
Principais benefícios desta dança: 4
Conclusão 4
Bibliografia 5
A Sevilhana A dança “A Sevilhana” é um estilo de dança muito animado e vivo, com muito ritmo, e deriva muito do Flamenco. Teve origem no século XIX, derivada da música popular de Castela com uns ritmos de origem Árabe. É muito habitual em festas populares, sendo considerada a “alma da festa” e é uma dança para todas as idades. É normalmente dançada a pares, por um homem e uma mulher, mas também é muitas vezes vista sendo dançada por duas mulheres. É uma dança muito sensual onde há jogo de olhares, sorrisos e em que os movimentos subtis tranformam-na numa dança com bastante linguagem corporal. O ritmo normal desta dança é 6/8, um ritmo rápido, que acentua a alegria e vivacidade deste tipo de dança. O tipo de música mais usado para esta dança é o Flamenco, utilizando principalmente a guitarra, e também muito acompanhado por castanholas, pandeireta ou até mesmo as palmas.
Apresentamos de seguida, um site na internet que achamos bastante útil e educativo, que nos mostra alguns video-tutoriais para a iniciação dos primeiros passos nesta dança: http://sevilhas.blogspot.pt/2011/03/sevillanas-passo-passo.html Principais benefícios desta dança:
- Regula a frequência respiratória;
- Corrige a postura;
- Aumenta a flexibilidade;
- Reduz a fadiga;
- Aumenta os estímulos sensoriais melhorando a consciência corporal, a atenção e a concentração;
- Melhora a capacidade de comunicação;
- Fortalece a identidade pessoal e a auto-estima;
- Aumenta a resistência ao stress e à ansiedade;
Conclusão
Com este trabalho podemos conheçer um pouco mais sobre esta dança, que só era conhecida anteriormente apenas por nome. Na nossa opinião é uma dança bonita e interessante, que pode agradar a todo género de pessoas e de todas as idades.
Bibliografia