trabalho da unopar 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EXIGÊCIAS LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO 4
2.2 FORMALIDADES LEGAIS E OS ORGÃO PÚBLICOS COMPETENTES PARA ABERTURA DE UMA CLÍNICA DE REPOUSO 5
2.3 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CAUSADOS PELA PEC 72 6
2.4 FORMALIDADES PARA SE OFICIALIZAR UM CONTRATO DE TRABALHO 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Atualmente papel de um empregado doméstico, tanto do lar quanto o cuidadores de idosos é fundamental para a organização das atividades familiares. Seu trabalho vai muito além da limpeza da casa, levar o idoso para passear, da alimentação da família, da educação das crianças, do zelo pela casa onde trabalha. Nos dias de hoje, cabe a este empregado, além de todas as suas funções básicas, zelar pela preservação da unidade familiar, com base nos princípios morais que envolvem a ética profissional.
Com a criação do Projeto de Emenda Constitucional 72, conhecida como PEC das domésticas, tornou-se muito difícil os empregadores manter seus empregados, ocasionando assim onda grande onda de demissões pelo país inteiro tanto de domésticas quanto de cuidadores de idosos. Mas a necessidade de mão de obra dos empregadores ainda existe e isso desencadeia em uma procura por outras soluções mais viáveis e rentáveis para o empregador.
Uma das opções mais utilizadas atualmente, neste caso para substituir os cuidadores de idosos, é a busca por clinicas de repouso, que hoje passou a ser um nicho muito importante no mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
O país passa por uma grande transformação na sua pirâmide etária. Nos últimos 50 anos, o número de idosos saltou de dois para quatorze milhões de pessoas. E nos próximos vinte anos, os idosos poderão ultrapassar a marca de 30 milhões, e representar quase 13% da população, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O envelhecimento da população brasileira e os