Trabalho da residência
Trabalho AV1
Aline Pais Rangel
Disciplina: Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Turma: AR011M
Período: 2012.1
1. ESCOLHER UMA RESIDÊNCIA DE MAIOR ENVOLVIMENTO DIÁRIO E EMOCIONAL
Meu trabalho vai ser baseado em meu apartamento, localizado no Posto 6, em Copacabana. Esse bairro nobre situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um dos bairros mais famosos do Brasil. Tem o apelido de Princesinha do Mar. Faz divisa com os bairros da Lagoa, Ipanema, Botafogo, Leme e Humaitá. Tem 101 quarteirões, 79 ruas, seis avenidas, sete travessas, quatro ladeiras e três favelas (Pavão-Pavãozinho, Cabritos e Ladeira dos Tabajaras) numa área de 7,84 km², além de duas praias: Leme e Copacabana.
Atrai um grande contingente de turistas para seus mais de oitenta hotéis, que ficam especialmente cheios durante as épocas do ano-novo e do carnaval. No fim de ano, a tradicional queima de fogos na Praia de Copacabana atrai uma multidão de pessoas. A orla ainda é lugar de variados eventos, como shows nacionais e internacionais, durante o resto do ano.
Nos finais de semana, a faixa de areia fica lotada de moradores das mais diversas regiões do Rio que utilizam a boa infraestrutura de transporte do bairro (são três estações de metrô e várias linhas de ônibus municipais) para se banharem ao sol e nas ondas. O calçadão (com suas ondas pretas e brancas, em padrão mar-largo), ladeado pela ciclovia, é uma ótima opção para corredores e ciclistas.
A praia tem cinco postos de salvamento que são excelentes referências geográficas. Sua faixa de areia é muito longa (exceto próximo ao Posto 6), o que lhe concede a prática de diversos esportes. Na areia, o turista pode encontrar diversos produtos a venda. Bebidas, comidas, protetores solares, bijuterias e cangas estão à venda em todo lugar. O mar costuma ser calmo com ondas pequenas ocasionando que no verão e, principalmente, nos fins de semana, o número de frequentadores da praia aumenta