Doenças do sistema excretor
Inflamação nos rins, nefrite ou pielonefrite
Consiste na inflamação dos glomérulos renais, que fazem parte do néfron. Quando uma substancia estranha entra no organismo, os sistemas de defesa do corpo são ativados, produzindo um anticorpo. Quando o anticorpo e o antígeno se juntam, formam um complexo chamado antígeno-anticorpo, que pode se depositar nos tecidos, causando inflamações. Esse processo é chamado de fenômeno imunológico.
Existem dois tipo, a nefrite aguda e a crônica. Os principais sintomas são o mal cheio e sangue na urina, dor abdominal, redução do volume da urina, presença de edemas, extrema falta de disposição, pele seca, aumento de pressão arterial, etc.
Trata-se a nefrite aguda com repouso e cuidado com o excesso de agua e sal. A nefrite crônica é tratada com medicamentos como cortisona, dietas com restrição de proteína, potássio e sal.
Cálculo Renal ou pedras nos rins
São pequenos depósitos de sais minerais e outras substâncias que podem ocorrer nas vias urinarias e causam muita dor, atingindo principalmente homens. Os sintomas são dores fortes na região dos rins, náuseas, vômito e em certos casos obstrução do fluxo urinário.
Dependendo do caso, as “pedras” podem ser expelidas pela urina, sem serem percebidas, e podem também causar infecções urinarias e insuficiência renal.
Para o tratamento, são indicados analgésicos e muito liquido. Dependendo dos casos a cirurgia ou um processo chamado litrotripsia que emite ondas de choque fragmento os cálculos.
Uretrite
São inflamações ou infecções na uretra. Muito causada por patógenos adquiridos durante o ato sexual. Existe a uretrite gonocócica, provocada pela bactéria Nesseria gonorrheae e também a Chlamydia, bactéria intracelular altamente infectante que causa a Clamídia, entre outras.
O tratamento é o uso de antibióticos, abstinência sexual e uso de preservativos.
Insuficiência renal
Acontece quando os rins tem problemas em executar suas funções,