Trabalho da filosofia
Aluno: Eduardo O. dos Santos
Colégio : I.E.T.P
Ano: 9º Ano
Série : 8ª Séria
Prof: Ana Paula
Capítulo 1: Independência da América Espanhola e do Haiti
Com o desenvolvimento do capitalismo, o antigo sistema colonial, fundamentado na doutrina mercantilista entrou em crise . Em decorrência desse processo de mudanças internas e externas, nas primeiras décadas do século XIX, as colônias espanholas da América emanciparam-se politicamente.
As ideias liberais eram muito difundidas entre os intelectuais criolos , porém não devemos acreditar que os grandes proprietários foram seduzidos por tais ideias . Houve exceções , sendo Simón Bolívar um dos maiores exemplos . O que levou os grandes proprietários a lutar pela independência foram os fatores de ordem econômica
México
No México, no início do século XIX, os padres Miguel Hidalgo e José Morelos , apoiados pelos indígenas e mestiços , obtiveram sucessos efêmeros , porém foram derrotados e fuzilados .
Esses e outros movimentos do inicio do século XIX fracassaram pelas seguintes razões:
- Falta de experiência e união entre os colonos;
- A guerra conta Napoleão impedia que os ingleses apoiassem intensamente os colonos
(...)
As emancipações políticas
Na América Andina, o grande artífice do movimento pela independência foi o Simón Bolívar. movido por seus ideias , voltou a Venezuela em 1807 , a fim de libertar sua pátria . Para isso, dispôs sua fortuna a serviço da causa. Em 1812,fundou a Segunda República Venezuelana , porém , diante da reação da espanhola , refugiou-se na Jamaica . Depois de diversos fracassos, Bolívar derrotou os espanhóis em Boyacá entrando em Bogotá, na Colômbia.
Depois da Independência
Bolívar defendia um governo centralizado, com um presidente vitalício e um corpo eleitoral restrito ás elites. Seu projeto encontrava forte oposição, pois era muito difícil conjugar os múltiplos interesses envolvidos, mesmo entre essas elites.