Trabalho Da Cris
OBSERVAÇÃO DA MORFOLOGIA, COLORAÇÃO E ARRANJOS DE BACTÉRIAS DA CAVIDADE ORAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE GRAM
Palhoça
2014
OBSERVAÇÃO DA MORFOLOGIA, COLORAÇÃO E ARRANJOS DE BACTÉRIAS DA CAVIDADE ORAL UTILIZANDO A TÉCNICA DE GRAM
Trabalho de Pesquisa apresentado ao curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial na aprovação na disciplina de Bacteriologia Geral e Infecções Bacterianas e Virais.
Professor Dr: Celino Dias Ferraz
Palhoça
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXO A 13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Citoplasma e as organelas celulares.
São objetivos deste trabalho, resumir em um contexto geral as características e funções do citoplasma e das principais organelas celulares (retículo endoplasmático, complexo de Golgi, ribossomos, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, cloroplastos, vacúolos, centríolos e nucléolos). (Hoffman)
Está organizado em duas partes principais. Citoplasma e Organelas celulares, com seus respectivos subtítulos. (Hoffman)
As metodologias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e telematizada. Os textos estão enriquecidos com imagens para um melhor entendimento. (Hoffman)
2 OBJETIVOS
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 HISTÓRICO DA TÉCNICA DE GRAM
A coloração de Gram foi desenvolvida pelo bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram em 1884. Corresponde ao procedimento mais importante na microbiologia. (TORTORA, FUNKE e CASE, 2012; LEVINSON, 2010).
3.2 TÉCNICA E FUNDAMENTOS DA COLORAÇÃO DE GRAM
A coloração de Gram é um dos procedimentos de coloração mais úteis, pois classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas. (TORTORA; FUNKE; CASE, 2012).
O procedimento da coloração de Gram é realizado em quatro etapas:
a) Um esfregaço fixado pelo calor é recoberto com um corante básico púrpura, geralmente o cristal violeta. A coloração púrpura impregna todas