Trabalho da Bolívia
ESCOLA
Nome
BOLÍVIA
São Paulo – SP
2013
COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PUBLICA PROFISSIONAL
ESCOLA
BOLÍVIA
Trabalho realizado pelos alunos da escola, requisito à avaliação da matéria de geografia, com orientação da professora
São Paulo – SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A Bolívia é hoje um país vitorioso, devido a suas grandes batalhas e revoluções, antes colônia da Espanha, lutou por sua liberdade e seus direitos como nação, possuem uma política linear com regime republicano de economia instável, mas com muitos motivos de alegrias aos bolivianos através de suas culturas e historias, neste estudo aprenderemos um pouco mais sobre esse país e suas curiosidades.
2. HISTÓRIA
No país que hoje conhecemos como Bolívia foram descobertos sítios arqueológicos indicando que aquela região era habitada pelo homem há 21.000 anos. Desde 700 a.C. até 1.200 d.C., desenvolveu-se o império Tihuanaco (formado por aimarás, quéchuas e chiquitos). Do século XIII ao XVI esta região foi incorporada ao império Inca.
Em 1.538, o espanhol Francisco Pizarro conquistou aquela região anexando-a ao vice-reinado do Rio da Prata. Com a instalação dos colonos espanhóis foram fundadas diversas cidades, tais como: Chiquisaca (atual Sucre), Potosí, La Paz e Cochabamba. A riqueza das minas de prata de Potosí foi responsável pela vinda de muitos colonos e pela grande riqueza que ali se produziu.
A independência boliviana ocorreu em 6 de agosto de 1825 (a Bolívia foi uma das primeiras colônias a rebelar-se contra o domínio), liderada por Simon Bolívar. Cinco dias depois, adotou o atual nome em homenagem ao seu libertador.
Em 1.879, o Chile apossou-se do porto boliviano de Antofagasta, levando a Bolívia (e o Peru, aliado da Bolívia) à guerra do Pacífico (1879-1883). O Chile venceu a guerra e, desde então, a Bolívia não tem mais acesso ao mar. Em 1.935, durante a guerra do