TRABALHO CUSTO BRASIL
No sistema econômico existem três referências básicas ou sub sistemas: a) sub sistema produtivo, responsável pela produção de bens e serviços; b) sub sistema de consumo, destino final dos bens e serviços produzidos em qualquer país ou em uma escala global, planetária e c) o sub sistema logístico responsável pela aproximação entre produtores e consumidores. `A medida que um país ou internamente um estado ou região se desenvolvem a articulação entre esses três sub sistemas precisa estar em perfeita harmonia, sob pena de frustrar seus atores (produtores, distribuidores ou consumidores). Para garantir que o bem produzido chegue ao consumidor em tempo e os produtos em condições de serem consumidos é fundamental que tanto o setor privado quanto o governo exerçam adequadamente seus papéis e responsabilidades.
Quando a escala econômica amplia para níveis mais complexos e sofisticados como no caso do comércio exterior onde as distâncias e as dificuldades de transporte aumentam é importante a busca de eficiência, eficácia e efetividade, sob pena dos países que exportam ou importam acabem frustrados com a demora, a perda ou deterioração dos produtos. Se isto acontece por deficiência, seja do sistema de produção ou da logística a imagem tanto dos produtores privados quanto do país fica seriamente arranhada e ocorre perdas irreparáveis no contexto do comércio internacional.
Diante disto, é tão importante dinamizar o sistema produtivo, com a introdução de novas tecnologias e insumos modernos quanto melhorar significativamente o sistema de logística como forma de aumentar os lucros dos produtores e o acúmulo de divisas por parte do país. Não tem sentido, por exemplo, no caso do agronegócio brasileiro ou de outros setores que exportam matérias-primas serem considerados modernos e eficientes se a logística, boa parte da qual é de responsabilidade dos governos federal, estaduais ou municipais continuar em situação de completo