TRABALHO CTB CUSTOS
Vanessa França dos Santos RA-B07025-0
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
Dissertação apresentada a Universidade Paulista Unip, como parte das exigências a graduação do curso de Ciências Contábeis, para obtenção de aprovação na disciplina Contabilidade de Custos.
Orientador: Sergio Zago.
JUNDIAÍ - SP
2012
1. Definição de Custo
Custo representa o gasto relacionado ao uso de recursos empregados na produção de outros bens ou serviços, ou seja, é o gasto efetuado na área fabril da organização. Diz respeito ao consumo de bens ou utilização de serviços necessários ao processo produtivo.
Exemplos de custos:
Matéria prima utilizada no processo produtivo.
Consumo de materiais auxiliares.
Utilização de Mao de obra
Uso de embalagens.
Alugueis das instalações da fabrica.
Serviços de suporte a administração.
Consumo de energia elétrica.
Contratação de seguro.
Manutenção de Maquinas e Equipamentos.
O custo também é um gasto, mas, só é reconhecido como custo no momento de sua utilização.
2. Custos de Materiais Diretos É aquele custo facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio, ou seja, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser identificado direto a um produto, linha de produto. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Como por exemplo:
Matéria-prima usada na fabricação do produto.
Mão-de-obra direta.
Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos podem ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos produtos finais, individualmente considerados,sendo que , se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional.
3. Custos de Mão de Obra Direta
Mão-de-obra direta é aquela relativa aos funcionários que trabalham diretamente sobre o produto em elaboração, desde que haja a possibilidade de mensuração do tempo