TRABALHO CRAS
O CRAS é o lugar da convergência de diferentes ações e não se limita a um programa apenas. Ele integra o Programa de Atenção Integral à Família, o PAIF, com o acompanhamento das famílias participantes do Programa Bolsa Família e dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC; e os serviços de convivência com programas de segurança alimentar e nutricional e, também, com outras políticas sociais. Devido justamente a isso, os CRAS atuam com mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, reafirmando a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual. A presente publicação, que conta com a valorosa colaboração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, UNESCO, insere-se nesse trabalho. Com ela, oferecemos aos nossos parceiros, especialmente aos coordenadores e projetistas de CRAS pelo país afora, recomendações para a melhoria das suas estruturas físicas e, consequentemente, dos serviços neles executados. Dessa forma trabalhamos juntos para a promoção de um País mais justo e equânime.
JUSTIFICATIVA
Diante da demandas detectada durante a realização junto ao Centro de Referência de Assistência Social –Bauru SP -onde um grupo de crianças cadastras no CRAS quase não participa das atividades socioeducativo ficando nas ruas, com base no ECA, atividades como esporte, cultura e lazer são fundamentais para o desenvolvimento de toda criança e adolescente, sendo tais direitos garantidos pela Constituição em seu art. 227 e reforçados através do art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA desta forma justifica-se o referido Projeto de intervenção que será realizado através de reuniões com os pais e a equipe do CRAS para sensibilização da importância de tirar as crianças da rua envolvendo-os em atividades de lazer.
Assim, atividades como cultura e lazer são práticas ofertadas as crianças dentro do espaço sócio-ambiental do CRAS e que