Trabalho CPC 25
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO BARREIRO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ÊNFASE EM CONTROLADORIA
Aline Silva Lopes
Diego Batista
Diego Fillype
Henrique Vieira
RESUMO
A evidenciação contábil possibilita a redução do grau de incerteza e da assimetria de informação, possibilitando ao usuário da contabilidade bases mais confiáveis para a tomada de decisões. As normas internacionais de contabilidade têm provocado mudanças profundas quanto às obrigações por parte das entidades no que diz respeito a sua adoção. Neste sentido, o presente trabalho busca, através da análise do CPC 25, uma evidenciação clara e objetiva de suas definições e aplicações.
Portanto, a pesquisa se caracterizará como exploratória e descritiva, considerando também que será realizada de forma documental. Onde foi possível constatar que, se o referido pronunciamento for aplicado de forma indevida, trará prejuízos aos usuários da contabilidade, uma vez que a mesma é um instrumento de informação.
Mas também foi possível constatar a importância dessa adoção no que diz respeito a convergências das normais internais de contabilidade.
Palavras-chave: Provisões. Ativos contingentes. Passivos Contingentes.
1. INTRODUÇÃO
A convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais teve como marco legal a Lei 11.638/07 que promoveu avanços significativos na forma como a contabilidade passou a ser praticada no país.
O
processo
de
convergência
das
práticas
contábeis
nacionais
às
internacionais representou uma ruptura na forma de pensar e agir dos envolvidos
2
com a disciplina. Dentre as várias razões destacam-se, por exemplo, a mudança do padrão de pensamento usual de prevalência da forma em detrimento da essência.
Esse processo de reconstruir a contabilidade, motivado, dentre outras razões, pela globalização, que desperta o interesse de usuários externos em ler, compreender e utilizar demonstrações financeiras de entidades situadas em qualquer parte