Trabalho Cooperativa 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO,
ORGANIZAÇÃO, CONTROLE E
DIREÇÃO.
Felipe Tolfo
Sandro
Douglas
Lucas soares
Leandro
Gabriela
Prof. Robinson Henrique Scholz
AS ESTRATÉGIAS DO COOPERATIVISMO
As estratégias limitam-se às propostas divulgadas pelas chapas na época da eleição, as quais tendem a constituir o compromisso do mandato. Tal fato pode influenciar as estratégias, tanto em nível de formulação quanto de implementação, e provocar sua descontinuidade no longo prazo. Os principais fatores que podem influenciar as estratégias da cooperativa devido à mudança de gestão são: ausência de planejamento estratégico, amadorismo gerencial da diretoria e divergências políticas dos grupos de interesse envolvidos na disputa do poder. A última eleição de diretoria na cooperativa caracterizou-se como incidente crítico para a organização, afetou o clima organizacional com reflexos traumáticos para todos os envolvidos no processo: membros da chapa vencedora e perdedora, funcionários e cooperados.
GESTÃO
A gestão pode ser entendida como o conjunto de esforços que tem por objetivo: planejar; organizar; dirigir ou liderar; e coordenar e controlar as atividades de um grupo de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum. Percebe-se então que a gestão inicia já no planejamento e discussão de uma ideia, perpassa sua concepção e todas as ações que são necessárias para pôla em prática. Depois, com a ideia transformada em um negócio, em um empreendimento econômico e/ou social, a gestão ocorre de forma ainda mais acentuada.
Para entendermos um pouco mais sobre o que é de fato a gestão, veremos a seguir as quatro principais tarefas que perfazem o conceito de gestão:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
É especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a antecipação do futuro, a determinação de