Trabalho contabilidade
Capítulo 2 – Princípios Fundamentais de Contabilidade
Livro: José Luiz dos Santos e outros. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
Observa-se que durante o exercício de uma profissão exercida como contador, constitui-se em condições de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade, onde conseguimos identificar que a estrutura básica das organizações está ligada entre princípios e conceitos.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS DEDUTIVISTAS
O pesquisador e professor norte-americano O. R. Scott, estudou a teoria sobre método científico, onde destacou métodos que fornecem base a investigação dos nossos estudos, sendo assim um pesquisador que fazia a diferença dentre outros pesquisadores de sua época, pois diferencia os sistemas incompatíveis a contabilidade com o meio político, econômico, social, princípios universais e gerais, para o desenvolvimento de uma estrutura teórica adotando um indicador diferencial para os procedimentos contábeis norte-americano, impondo regras, métodos e procedimentos contábeis.
A preocupação com a organização da contabilidade era fornecer informações úteis, tanto para os investigadores, quanto os credores, que já na década de 1930 defendia o processo de racionismo dedutivo e observava a necessidade de coerência e unidade para estabelecer os princípios contábeis.
Determinando procedimentos, regras e técnicas contábeis apresentando um potencial conjunto com princípios para todos os interessados e envolvidos em finanças, havendo assim, verdade com justiça para adaptação de todos os usuários tanto de dentro quanto de fora de uma estrutura de desenvolvimento, incluindo os valores econômicos das organizações de hoje.
As demonstrações contábeis devem ser feitas com fidelidade, clareza, não registrando nenhum passivo nem quando distorcido da realidade de uma empresa, para que não haja envolvimentos com princípios da justiça. No princípio da