Trabalho Contabilidade
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRÉ GOMES
FILIPE MARVILA
YNGLID VIANA
QUESTÕES PARA RESOLVER
ARTIGO: MODELO TRADICIONAL X MODELO DINÂMICO
DE ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO: UM ESTUDO COMPARATIVO
ENTRE DUAS EMPRESAS DE MESMO SETOR COM
DIFERENTES PERFORMANCES FINANCEIRAS
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
2014
ATIVIDADE AVALIATIVA
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Henderson de S. Cassa
Grupo 5: André Gomes Santos, Filipe Marvila Machado e Ynglid dos Santos Viana
Disciplina: Análises das Demonstrações Contábeis
Período: 7°
Data: 11/11/2014
1 - Com base no quadro 2 (Tipos de Estrutura e Situação Financeira) comente as características das estruturas onde o CDG/CCL é negativo.
Resposta:
A variável Capital de Giro (CDG) é de grande importância normalmente representa uma fonte de recursos de fundos permanente da empresa com o objetivo de financiar a necessidade de capital de giro (NCG). Trata-se da diferença entre o passivo permanente e o ativo permanente, onde ambas são contas não cíclicas. Significa a parcela dos recursos próprios da empresa que se encontra disponível para aplicações. A definição do montante de capital de giro é uma tarefa com sensíveis repercussões sobre o sucesso dos negócios, exercendo evidentes influências sobre a liquidez e rentabilidade das empresas. Apesar de apresentarem conceitos diferentes o capital de giro (CDG) possui o mesmo valor que o capital circulante líquido (CCL), conforme a visão clássica da diferença entre ativo e passivo circulante.
O CDG normalmente diminui quando a empresa realiza novos investimentos em ativo imobilizado ou qualquer outro bem não circulante, mas investimentos realizados por autofinanciamento ocasionam o aumento do capital de giro, o que compensa a diminuição proporcionada pelos novos investimentos.
Quando o CDG for positivo, mostra que os recursos de longo prazo além de financiar ativo não circulante financiam também ativo circulante. Sendo o CDG negativo,