TRABALHO CONTABILIDADE
Resenha para a disciplina de Fundamentos de Contabilidade, a ser entregue no dia 10 de setembro de 2014 no Centro Universitário Univates.
Lajeado, 10 de setembro de 2014
PLANO DE CONTAS
Toda entidade, obrigada a manter uma escrituração contábil, deve fazer um estudo preliminar sobre quais contas utilizará para registrar suas operações. Nesse planejamento devem ser consideradas as particularidades de cada empresa, especialmente a política e as necessidades da direção no que se refere à frequência de informações que o sistema contábil deve fornecer (diária, semanal ou mensal) para auxílio na gestão dos negócios. O resultado desse planejamento é uma relação de contas elaboradas normalmente pelo contador da empresa que servirá como um guia nas tarefas contábeis. Essa relação é conhecida como PLANO DE CONTAS. Toda entidade privada ou pública, seja ou não, de fins lucrativos deve elaborar o seu plano de contas. Algumas por questões legais são obrigadas a seguir planos de contas já elaborados. Por exemplo: a maioria das entidades da administração pública, empresas de energia elétrica, seguradoras, bancos, distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
O plano de contas deve ser elaborado considerando o objetivo de cada empresa, características operacionais do seu ramo ou setor de atividade. Ao delineá-lo a empresa deverá atentar-se ao tipo de sistema contábil usado, que permita as adaptações necessárias de acordo com as especificações da empresa, porém não deve deixar de observar a estrutura básica que norteia o processo contábil.
Existem várias contas contidas no plano de contas, entre elas estão: caixa, duplicatas a receber, duplicatas a pagar, despesas com salários, entre muitas outras. Explica-se as citadas acima da seguinte forma:
O CAIXA tem como função controlar as disponibilidades imediatas da empresa mantidas em tesouraria. No seu funcionamento debita-se sempre que ocorreu entrada ou recebimento de numerário, qualquer