TRABALHO CONT METODOS CUSTEIO
Custeio por Absorção (“custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos.
Reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação da receita com a despesa, na apuração do resultado.
O custeio por absorção esta entre os mais utilizados para a apropriação dos custos aos produtos e para fins gerenciais.
CUSTEIO VARIÁVEL
No custeio por absorção os custos fixos são rateados aos produtos e/ou serviços enquanto que no custeio variável estes custos são tratados como despesas, e vão direto para o resultado. No sistema de custeio variável, são alocados aos produtos e/ou serviços, somente os custos variáveis e, como na maioria dos casos, os custos variáveis também são diretos, expurgam-se assim os rateios dos custos indiretos.
Uma das vantagens do custeio variável é a apresentação de informações gerenciais para o gestor. Pois, não necessitando rateio dos custos indiretos para composição dos custos unitários de cada produto e/ou serviço chegando direto ao resultado do período, permite-se demonstrar quanto cada produto e/ou serviço contribuiu para o resultado final da entidade por meio da margem de contribuição de cada produto.
Não se enquadra aos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:
1. O sistema de custo contábil (absorção ou integral); e
2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES - ABC
O custeio ABC identifica a relação causa e efeito dos custos