Trabalho concreto
Como você sabe, a resistência do concreto depende da água. Essa quantidade é tão importante, que devemos levar em conta a água contida na areia. Como a areia absorve água, seja da chuva ou do próprio ambiente, acaba inchando, ocupando um volume maior, pesando mais. Nesse caso, há alteração do traço do concreto, pois a areia contém uma certa quantidade de água.
E veja como são as coisas. A areia, por mais seca que esteja, tem uma umidade natural próxima de 2%. Quando chove, esta porcentagem sobe muito. Se você fizer o concreto em um dia chuvoso, mesmo que a areia esteja coberta ou protegida, deverá colocar um pouco menos de água e um pouco mais de areia, para compensar o excesso de água contida em seus grãos.
Para medir a porcentagem de umidade faça testes, pelo menos, três vezes ao dia, antes de começar a rodar o concreto. Se isso não for possível, seja esperto. Observe as condições do tempo, se chuvoso, úmido ou seco. E realize os testes todas as vezes que o clima mudar. Só assim você mantém o traço inalterado.
O teste é fácil. Basta pegar uma frigideira e um fogareiro como mostra o Vazado. Pese 1 kg de areia, coloque na frigideira e leve ao fogo. Revolva-a até que ela mude de cor, tomando cuidado para não queimar o material. Pese a areia e leve-a novamente ao fogo. Caso não haja alteração do seu peso após duas pesagens consecutivas, aplique a fórmula abaixo.
Importante: havendo alteração do peso na segunda vez, repita a operação até essa variação desaparecer.
U% (porcentagem de umidade) = 100 X (peso úmido - peso seco) dividido pelo peso seco. Supondo que o peso seco seja de 950 gramas, temos o seguinte:
U% = 100 X (1000 g - 950 g) dividido por 950 = 5,3%
Ao constatar que a areia possui 5% de umidade, a correção do traço será feita da seguinte forma, considerando suas características iniciais:
Traço a ser Utilizado
Materiais Secos (m3)
Areia Seca: 700 kg
Pedra: 1.200 kg
Água: 180 l
Traço