Trabalho concluisico
936 palavras
4 páginas
Tema: Aspectos da obra infanto-juvenil de Monteiro Lobato e seu papel na formação educacional brasileira.Título: Do Sítio para o Brasil.
Objetivo:
Identificar a importância da vida e obra de Monteiro Lobato na literatura infanto-juvenil.
Introdução:
Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo, traduzido no mundo todo, com seus 17 volumes de livros infantis absolutamente fascinantes. Um sítio onde tudo pode acontecer e onde tudo se pode saber, pois não há o que Dona Benta ignore, não há o que Tia Nastácia não esteja disposta a fazer, não há lugar no mundo inteiro (da Lua ao Reino das Águas Claras) onde Narizinho e Pedrinho não tenham vontade de ir... E não tenham ido! Onde vivem o Burro Falante – um filósofo conselheiro, o Marquês de Rabicó – um porco capaz de tudo comer (mesmo o mais importante dos documentos), graças à sua gulodice insaciável -, o pacato rinoceronte Quindim... Sem contar o Visconde de Sabugosa – um sábio sabugo de milho -, e a fantástica boneca Emília.
É nesse sítio, aonde chegam almirantes ingleses, anjinhos caídos do céu, Saci ou Peter Pan, a fantasia e a realidade se misturam o tempo todo, na maior das brincadeiras e gostosuras... A lógica que impera no sítio não é a do adulto, mas lá o adulto entra no jogo da criança e se discute a História do mundo, se vive a mitologia grega, se debate o petróleo brasileiro, se analisa a moral das fábulas e umas reformas da natureza se recebem todas as personagens dos contos de fadas.
À participação e importância de Monteiro Lobato na construção de uma literatura voltada para o público infanto-juvenil buscou o conhecimento dos temas abordados por ele na época em que se deu a relevante atuação do mesmo na escrita e divulgação de suas obras. Lobato tinha uma visão política que vislumbrava a construção de cidadãos conscientes de todos os assuntos relacionados à evolução da humanidade.
Justificativa:
Análise de Monteiro Lobato como um homem de personalidade marcante em