Trabalho completo
PROFESSOR:
DATA WAREHOUSE
NOME:
CURSO: GESTÃO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Conceito de Data Warehouse
Um data warehouse (que em português significa, literalmente, armazém de dados) consiste num sistema que, através de diferentes transações e processos, faz uma cópia das informações registradas nos sistemas informáticos das organizações, organizando-os em diferentes níveis ou camadas de dados organizados e preparados para facilitar consultas, relatórios e análises. Uma data warehouse não cria informação; apenas a recolhe de vários repositórios de informação existentes na empresa (tais como informações sobre produtos, vendas, clientes, pessoal, contabilidade, etc.) e organiza-os, apresentando-os de seguida através, por exemplo, de sistemas OLAP.
Armazenamento
Um Data Warehouse pode armazenar grandes quantidades de informação, às vezes divididas em unidades lógicas menores que são chamadas de Data Marts. O esquema de dados mais utilizado é o ‘’Star Schema’’ (Esquema Estrela), também conhecido como Modelagem Multidimensional. Apesar de bastante utilizado, não existe um padrão na indústria de software para o armazenamento de dados. Existem, na verdade, algumas controvérsias sobre qual a melhor maneira para estruturar os dados em um Data Warehouse. Geralmente, o Data Warehouse não armazena informações sobre os processos correntes de uma única atividade de negócio, mas sim cruzamentos e consolidações de várias unidades de negócios de uma empresa.
EXTRAÇÃO DE DADOS
Os dados introduzidos num Data Warehouse geralmente passam por uma área conhecida como área de stage. O stage de dados ocorre quando existem processos periódicos de leitura de dados de fontes como sistemas OLTP. Os dados podem passar então por um processo de qualidade, denormalização e gravação dos dados no Data Warehouse. Esse processo geralmente é realizado por ferramentas ETL.
OS PROCESSOS DE DATA WAREHOUSE
[pic]
Sistemas operacionais de origem – São os