Trabalho Completo Nas Normas Da ABNT
Cidade Ocidental, 16 de Outubro de 2012.
COLÉGIO ESTADUAL OCIDENTAL
METAIS E LIGAS METÁLICAS
PROPRIEDADES E APICAÇÕES
Aluno: Kamila Micaela Lemos da Silva
Turma: 2° ano “E”
Turno: Noturno
Disciplina: Química
Prof.ª: Robson
Cidade Ocidental, 16 de Outubro de 2012. ÍNDICE
Introdução 04
Liga Metalica 05
Metal 06
Propriedades dos Metais 06
Aplicações dos Metais 07
Conclusão 08
Webgrafia 09
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo estudar os metais que possuem muitas propriedades características deles, que faz com que ele tenha uma grande funcionalidade no nosso dia-a-dia.
LIGA METÁLICA
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo).
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência