TRABALHO COMPLETO CER MICAS
MATERIAIS CERÂMICOS
FORTALEZA
2014
INTRODUÇÃO
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Seu nome vem da palavra grega "kéramitos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), indicando que as propriedades desejáveis desses materiais são obtidas normalmente por meio de um processo de tratamento térmico a alta temperatura chamado cozimento.
A fabricação cerâmica data do período neolítico, que compreendeu, aproximadamente, de 26.000 AC até por volta de 5.000 AC, período no qual o homem pré-histórico já fazia cestas de vime com barro. Posteriormente constatou que o barro, quando colocado sob o sol, endurecia, surgindo a cerâmica.
Os primeiros objetos cerâmicos tinham a utilidade de armazenar água e alimentos, o que antes era feito usando-se cascas de árvores e crânios de pessoas ou animais.
No fim do período neolítico, a habilidade na manufatura de peças de cerâmica se espalhou pela Europa e pela Ásia. Na China e no Egito, por exemplo, a utilização da cerâmica existe há mais de cinco mil anos. No século VII os chineses criaram a porcelana, e no século XVIII surgiu a louça branca, na Inglaterra.
Até cerca de 60 anos atrás, os materiais cerâmicos mais importantes eram denominados “cerâmicas tradicionais”, sendo aqueles para os quais a matéria prima principal é a argila (porcelana, tijolos, telhas, vidros e cerâmicas de altas temperaturas). Recentemente, foi realizado um progresso significativo em relação à compreensão da natureza fundamental desses materiais e dos fenômenos que ocorrem neles, responsáveis por suas propriedades únicas. Consequentemente, uma nova geração desses materiais foi desenvolvida, e o termo cerâmica tomou um significado muito mais amplo. Assim, surgiram outros grupos de materiais cerâmicos, como os refratários, os abrasivos, os cimentos e as cerâmicas avançadas.
Os compostos cerâmicos são materiais inorgânicos, não metálicos, formados por elementos metálicos e não