Trabalho Comex
Trabalho de Aproveitamento da disciplina de Comercio Exterior do Curso de Administração apresentado como exigência parcial em Bacharel em Administração no Centro Universitário Salesiano, sob a orientação do Prof. Deccache.
Lorena
2015
Introdução
Pode se dizer que no comércio internacional, existem vários aspectos a ser observados, afim de que, a empresa consiga obter sucesso atuando em um ambiente extremamente competitivo, onde as organizações concorrentes, normalmente, são bem preparadas. Para que esta area tenha suporte teórico, explanar-se-á sobre aspectos que devem ser levados em conta, uma vez que a organização pretende internacionalizar-se.
DISTÂNCIAS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Pode se dizer que o comércio internacional, intuitivamente pensa-se em negócios além das fronteiras do país, que exigirão longos trajetos. Observa-se que as distâncias geográficas não são as únicas distâncias a ser transpostas pela empresa exportadoras.
Essas distâncias representam a lógica das operações internacionais quando comparadas com as operações estritamente domésticas. Se tratando das operações internacionais percebe-se que existem diferenças nas efetivações das funções e na aplicação dos seus conceitos, no sentido de sua adaptação a diversas situações, tais como: culturais e comportamentais dos indivíduos em qualquer país.
Nesse sentido, a eficácia dos gerentes e profissionais de comércio exterior depende de sua capacidade e habilidade de utilizar e adaptar os conceitos os estilos e as práticas da administração, também utilizados no dia-a-dia dos negócios nacional, com o objetivo de superar as distâncias do comércio internacional, fazendo com que este se torne para a organização, tão rotineiro e usual quanto à operação doméstica. SOARES (2004, p. 201).
A utilização de segmentação de mercado pode ser muito útil, se tratando de mercados complexos, para que a empresa possa melhor atendê-los.
Para o autor Soares (2004,