Trabalho Cluster
OpenSSI é uma solução de clustering de (SSI) Sistema de Imagem Única, baseado em Linux. O projeto OpenSSI é baseado nas tecnologias NonStop da HP para Unixware e outras modalidades open source para fornecer um ambiente completo, de alta disponibilidade e SSI para Linux. Os objetivos do cluster OpenSSI incluem alta disponibilidade, escalabilidade e gerenciabilidade, construídos para servidores padrões.
Baseia-se nos serviços oferecidos pela camada CI para fazer a gestão conjunta dos recursos disponíveis nos vários nós do cluster. Esta gestão procura fornecer ao utilizador/administrador noção de que o "cluster" é uma máquina única.
A principal base do projeto OpenSSI é o projeto de «Infrastrutura de Cluster» (CI – Cluster Infrastructure) para Linux.
Kerrighed
O Kerrighed é uma base operacional para sistemas de imagem única (Single System Image
Operating System (SSI OS)) destinado para cluster construídos a partir de PCs padrões de mercado.
Um sistema operacional SSI dá a ilusão de uma máquina de SMP aos programas que são executados em cima dele. Kerrighed é uma extensão a sistema operacional GNU/Linux. Não obstante, um cluster rodando. Kerrighed não é uma máquina de SMP física real.
Foi iniciado em outubro de 1998 no grupo de pesquisa de Paris em IRISA, sob o comando de
Christine Morin.
A sua maior originalidade está no uso intensivo que faz de Distributed Shared Memory (DSM). Os sistemas DSM simulam a existência de memória comum aos vários nós, sem que fisicamente tal memória exista.
As metas do Kerrighed são alto desempenho de aplicações, alta disponibilidade do cluster, administração de recursos eficiente, alta customizabilidade do sistema operacional e facilidade de uso.
As principais características do Kerrighed são:
Memória Compartilhada.
Mecanismos de migração de fluxo de alta performance.
Sistema de arquivo distribuído.
Verificação de processos.
Interface de Thread Posix completa.
Kerrighed não é:
Um