Trabalho científico
A elaboração do Plano de Trabalho pode preceder o fichamento, quando então é provisório, ou ocorrer depois de iniciada a coleta de dados bibliográficas, quando já se dispõe de mais subsídios para elaboração do plano definitivo, o que não quer dizer estático. Isso porque o aprofundamento em determinadas etapas da investigação pode levar a alterações no todo do trabalho.
Na elaboração do plano deve-se observar a estrutura de todo o trabalho científico: introdução, desenvolvimento e conclusão.
a) Introdução: Formulação clara e simples do tema, sua delimitação, importância, caráter, justificativa, metodologia empregada e apresentação sintética da questão.
b) Desenvolvimento: Fundamentação lógica do trabalho, cuja finalidade é exportar e demonstrar suas principais idéias. Apresenta três fases:
-Explicação: Explicar é apresentar o sentido de um tema, é analisar e compreender, procurando suprimir o ambíguo ou o obscuro.
-Discussão: É o exame, a argumentação e a explicação do tema: explica, discute, fundamenta e enuncia as proposições.
-Demonstração: É a dedução lógica do trabalho, implicando o exercício do raciocínio.
O desenvolvimento do tema exige a divisão do mesmo em tópicos logicamente correlacionado. As partes do trabalho não podem ter uma organização arbitrária, mas baseada na estrutura real ou lógica do tema, sendo que as partes devem estar “sistematicamente vinculadas entre si e ordenadas em função da unidade de conjunto”. Para tal, “é necessário saber distinguir o fundamental do secundário, o principal do subordinado e distribuir equitativa e gradualmente as partes segundo este critério” (Salvador, 1980:62).
c) Conclusão: Consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação desenvolvida na parte anterior. Devem constar da conclusão a relação existente entre as diferentes partes da argumentação e a união das idéias e, ainda, a síntese de toda a reflexão.
A fase da elaboração do plano de trabalho engloba ainda