Trabalho cientificos
No Brasil, o aborto sempre teve presentes nos grandes debates quando se referem a preservação da vida. É notório que o aborto sempre foi um tema polêmico e causador de discussões. E atualmente no Brasil o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estrupo e de risco de vida materno. O presente estudo tem por objetivo buscar fornecer fundamentos que auxilie e alerte a população para os riscos causados aquelas pessoas que praticam ou sofrem tal ato. No Brasil, estimativas realizadas em 2005 com base em Internações Hospitalares decorrentes de complicações provenientes de abortos registrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que ocorrem cerca de 1,5 milhões de abortos a cada ano. É como se fosse eliminada totalmente a população de Porto Alegre, ou de Recife, ou de Campinas e Niterói juntas. Cálculos do Ministério da Saúde, por causa vez, revelam que 3,7 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos induziram aborto (7,2% do total de mulheres em idade reprodutiva). Estimativas de 2001 indicam que 10% das gestações acabam em aborto, que se constitui na quarta causa de óbito materno no país, vitimando 9,4 de cada 100 mil gestantes. Assim, diante do diagnostico realizado foi possível fundamentar, analisar e debater possíveis ações para a não realização do aborto entre as mulheres Acarapenses.
MARTINS, Rosivânia Maria Maciel. Análise Comparativa dos Homícidios Ocorridos na Cidade de Canindé nos anos de 2006, 2011 e 2012. Artigo, Pós-Graduação Faculdade Kurios-FAK. Canindé-CE, 2012.
Este artigo foi realizado na tentativa de entender e analisar algumas problemáticas em turno dos crimes de homicídios ocorridos na cidade de Canindé nos anos de 2006, 2011 e 2012. Que motivos levam uma pessoa a cometer atos de homicídios? A partir dessas tensões foi traçado o meu objetivo. Analisar as diferentes versões presentes nos documentos