trabalho cientifico
QUESTÕES SOBRE TOLERÂNCIA IMUNOLÓGICA
QUESTÕES SOBRE TOLERÂNCIA IMUNOLÓGICA
2013
QUESTÕES
1. Discorra sobre os mecanismos indutores de tolerância central nas células T.
Existem 2 mecanismos principais de indução de tolerância central das células T, que ocorrem no timo. Seriam eles: a deleção clonal ou apoptose, e o desenvolvimento de células T reguladoras.
O primeiro ocorre quando um linfócito T imaturo reconhece com alta afinidade um antígeno próprio dentro do timo. Então ele recebe sinais que estimulam sua apoptose, impedindo assim a proliferação desta célula defeituosa. Esse processo de seleção negativa elimina os linfócitos considerados de grande potencial auto-reativo. Aqueles que não são eliminados seguem o processo de maturação normalmente.
Algumas outras células T que também reconhecem antígenos próprios no timo serão induzidas a se transformarem em células T reguladoras, e irão para os tecidos periféricos. Lá suas funções serão prevenir e suprimir a ativação de outros linfócitos auto-reativos potencialmente perigosos, através da regulação da resposta imune contra antígenos próprios. Além disso, elas também modulam a resposta imune contra antígenos estranhos evitando assim uma resposta exacerbada.
2. Qual o mecanismo de ação das células T reguladoras?
As células T reguladoras suprimem respostas imunes medidas pelas células T consideradas auto-reativas. Essa supressão pode se dar por dois mecanismos principais, o primeiro é a inibição das respostas das células T diretamente por contato e o segundo é a inibição mediada por citocinas como TGF-β e IL-10, que bloqueiam a ativação de linfócitos e macrófagos (fase efetora da resposta imune de células T).
3. Para que tipo de antígenos é importante a tolerância central? Explique.
Para os antígenos próprios, pois dentro dos órgãos linfoides centrais (timo e medula óssea) não há antígenos estranhos, ou seja, qualquer antígeno