Obesidade na infancia
A obesidade é considerada um problema de saúde publica pelo crescente numero de crianças e adolescente obesas.
A característica da obesidade é o acumulo em excesso de gordura nos tecidos adiposos, da se de herança genética ou não, e favorecida de contribuição das condições ambientais.
É na fase da infância na faixa etária entre 2 e 3 anos quando se adquire a maior parte das células adiposas . A obesidade além de causar grande sofrimentos psicológicos para o individuo, como depressão, dificuldade na interação social e queda na qualidade de vida, ainda torna o individuo mais propenso a graves patologias como, diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão.
A criança obesa será provavelmente um adulto obeso e com mais incidência a problemas de saúde do que aqueles se tornam se obesos na fase adulta.
A causa da obesidade na infância da se por uma combinação de fatores entre genéticos, alimentação inadequada, estilo de vida familiar e influenciadas por condições sócio econômicas. A preferencia por alimentos de rápido preparo que geralmente são mais calóricos também contribuem na causa ,outro fator que também contribui para o desenvolvimento da obesidade no individuo é de aspectos psicológicos , quando crianças são estimuladas a comerem bastante e recebem comida como premio e são elogiadas pelos pais quando estão gordinhas.
Um individuo obeso pode ter grande sofrimento emocional, pois a civilização ocidental atual enfatiza a aparência física e iguala a beleza a magreza. A mídia vende uma imagem de pessoa saudável tendo o corpo perfeito, ou seja, sendo magra , sem considerar a boa saúde.
Desta forma pessoas ate mesmo com sobre peso sente-se sem atração isso faz com que os indivíduos se sintam com baixa auto-estima e consequentemente inseguras, podendo ser isso a causa de vários outros transtornos. Quando se trata de pessoas com perfil depressivo esse problema se torna mais agravante.
Na criança os sofrimentos emocionais são maiores, pois