trabalho cientifico politica sociais
Tema
Atuação do Assistente Social com Vítimas de violência sexual do Hospital Regional de Cotia.
Problema da Pesquisa A falta de acompanhamento familiar pela equipe multidisciplinar no tratamento das vitimas, pode causar a reincidência da violência Sexual?
Hipótese
Hipoteticamente, acreditamos que por falta de acompanhamento familiar a possibilidade de reincidência é grande devido o tratamento ser direcionado apenas a vitima. Portanto a falta de acompanhamento e orientação à família faz com que a vitima muitas vezes seja culpada pela violência ocorrida isentando o agressor.
Para compreender a complexidade do tema, cabe apontar heranças histórico-culturais presentes na sociedade. Dentre inúmeras considerações vale rememorar que a violência sexual no Brasil, remonta aos tempos de colonização, dada a exploração sexual das escravas e ainda da submissão da mulher em geral, numa sociedade desde então patriarcal cujas relações familiares são pautadas por diversos tipos de violência.
Objetivo Geral
Através da visita Institucional, no Hospital Regional de Cotia (HRC), na entrevista com a assistente social e coordenadora, Fabiana Silva Abreu, Cress:317772 , a mesma nos relatou que o índice das vitimas de violência Sexual , em sua maioria são mulheres, sendo que 78,3% são crianças de 0 a 14 anos, 9,8% são adolescentes de 15 a 17 anos e 11,9% mulheres adultas com mais de 18 anos; desse total menos de 20% dos casos as vitimas são do sexo masculino.Tendo em maior numero a população feminina em atendimento relacionado a esse tipo de violência.
Por isso entendemos que para solucionarmos o problema de pesquisa citado torna-se necessário a continuidade do tratamento a vitima e a inclusão das famílias das vitimas nesse mesmo tratamento, através de elaboração de políticas publicas voltadas especificamente para esse tipo de violência.