Portfolio Universidade Anhanguera
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
NECESSIDADES ESPECIAIS
Paraty 2015
ÍNDICE
INTRODUÇÃO _______________________________________ 3
ENTREVISTA ________________________________________ 4
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ______________________ 5
DESENHOS __________________________________________ 6
CONCLUSÃO__________________________________________ 7
INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como motivação conhecer a questão da inclusão de crianças portadoras de deficiências físicas ou mentais, conhecer como é o convívio entre as crianças especiais e não especiais, não somente nas escolas, mas perante a sociedade, conhecer sua forma de ensinar, o respeito e a devida atenção, para que elas assim sejam inclusas na educação como um todo.
O objetivo é fazer com as pessoas e educadores, passem a olhar com devida atenção a essas crianças especiais para possam ter assim acesso e inclusão a qualquer tipo de ensino e ser capaz de aprender como todos.
ENTREVISTA À EDUCADORA ROBERTA DA SILVA, FORMADA EM PEDAGOGIA.
O QUE SIGNIFICA INCLUSÃO?
RESPOSTA: Inclusão é a transformação do sistema educacional, de forma a encontrar meios de alcançar níveis que não estavam sendo contemplados.
COMO ACOLHER CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS?
RESPOSTA: É olhar, abraçar e perceber que essa criança tem deficiências, mas também tem muitas eficiências. Elas podem fazer muitas coisas, mesmo que seja de um jeito diferente.
PARA O EDUCADOR SEMPRE FICA A QUESTÃO- ATÉ ONDE ELE VAI, O QUE PODE EXIGIR DELE?
RESPOSTA: Admitir que esteja inseguro é importante, porque à partir daí vamos conseguir fazer um trabalho coletivo, juntando os profissionais da escola, à família, o médico. É importante observar a criança, conversar com a mãe, ser for o caso conversar com o médico ou pedir para a mãe um laudo e procurar informações, só assim vamos desenvolver ao máximo