DESENVOLVIMENTO
O tema presente do trabalho é a origem dos princípios contábeis e a constante mudança em suas leis até se tornar uma regra definida para fundamentar a contabilidade.
No decorrer dos anos a contabilidade torna-se o principal meio de organização de informações financeiras de uma empresa ou negocio, as praticas contábeis tende a ser claras e limpas para que as informações sejam corretas facilitando a visão do patrimônio.
Além de detalhar as fases dos princípios a pesquisa visa ressaltar a importância da lei 11.638/07 sancionada pelo então presidente da republica em 28 de dezembro de 2007 que visa à adaptação a lei internacional impactando o balanço patrimonial.
As praticas contábeis vem ao longo dos anos se inovando para estar sempre conforme a necessidade de seus usuários diretos e com isso as suas normas e princípios entram em uma nova fase, com a finalidade de padronizar as praticas contabilísticas dentro do ambiente em que se aplicam levando em consideração a internacionalização econômica sem alterar o tradicional meio de registrar os fatos dentro do patrimônio.
1.1 OS PRINCIPIOS CONTABEIS
Os princípios contábeis são as normas originais da ciência da contabilidade, a estrutura matriz para identificar os fatos que alteram o patrimônio, são regras estabelecidas e aceitas por todos sendo o principal meio que fundamenta a contabilidade.
De acordo com a Resolução CFC nº 750 de 29 de dezembro de 1993, são Princípios Fundamentais de Contabilidade:
Princípio da Entidade
Princípio da Continuidade
Princípio da Oportunidade
Princípio do Registro pelo valor original
Princípio da Competência
Princípio da Prudência
1.2 PRINCÍPIO DA ENTIDADE
É o principio que diferencia pessoa física de jurídica, o patrimônio da empresa jamais se confundira com o patrimônio de seu administrador ou seus sócios. Na pratica podemos exemplificar que as despesas particulares dos sócios ou administradores não podem ser consideradas despesas da empresa.
Segundo a resolução do