atps
Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentada ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito parcial à obtenção de nota da disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social.
I. RESUMO DO TEXTO “CIÊNCIA, METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO”
II. FICHA BIBLIOGRÁFICA
III. PROJETO DE PESQUISA
1 - TEMA
2 - APRESENTAÇÃO
3 - OBJETIVOS
4 - JUSTIFICATIVA
5 - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
6 - METODOLOGIA
7 - CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
I. RESUMO DO TEXTO “CIÊNCIA, METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO”.
No senso comum, ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo. Objetividade, ainda nesse senso comum, contrapõe-se à subjetividade. Um conhecimento objetivo seria aquele que independe das posições (ou das opiniões) de um sujeito qualquer. Tal forma de conhecimento, ainda nessa imagem comum, falaria da realidade, e não das opiniões desse ou daquele indivíduo, desse ou daquele grupo social. O conhecimento científico, nessa visão, se imporia a todos. É nesse sentido que ouvimos freqüentemente frases como “a ciência demonstra isso”, ou “cientistas verificaram que...”.
Na perspectiva da ciência que ora defendemos, só é possível produzir conhecimento científico utilizando um conjunto de contribuições teóricas de outros autores, e dialogando com tais contribuições. Utilizo aqui o termo contribuições teóricas para indicar um conjunto bastante heterogêneo. Ele pode incluir alguns conceitos ou categorias utilizadas por algum autor e que de algum modo nós utilizamos (por exemplo, a noção de campo, proposta por Bourdieu, ou a noção de paradigma, proposta por Kuhn).
Ele também pode incluir hipóteses, possibilidades de explicação de um fenômeno, ou pistas oferecidas por algum autor que levamos em conta na construção de nossa pesquisa. Como pode ser também formado por abordagens mais gerais de um conjunto de fenômenos,