TRABALHO CEZAR
ARQUITETURA E URBANISMO
JANAÍNA DA COREJO COSTA
JÉSSICA CARDOZO
MAIARA DE SOUZA CONCER
GABRIELA MATEUS
ELIAS CARVALHO
VINÍCIUS RICARDO ROCHA
MOMENTOS
TUBARÃO
2013
JANAÍNA DA COREJO COSTA
JÉSSICA CARDOZO
MAIARA CONCER
GABRIELA MATEUS
ELIAS CARVALHO
VINÍCIUS RICARDO ROCHA
MOMENTOS
Trabalho Acadêmico apresentado à unidade de aprendizagem Experimentação em estruturas, solicitado pelo professor Cezar Augusto Prates Pereira da Silva.
TUBARÃO
2013
Momento Fletor: É a força aplicada no eixo da peça (viga sob pilar), gerando cargas diretamente no pilar. Produzindo assim, esforços que tendem a curvar/girar o eixo.
Momento Torsor: É a soma algébrica dos momentos, em relação a um eixo perpendicular ao plano da secção e passando pelo seu centro de gravidade, das forças exteriores situadas de um mesmo lado desta secção, e o seu efeito é o de torcer a secção em torno da normal.
Momento de Giração/Rotação: Momento de uma força em relação a um eixo é uma grandeza escalar que consiste na projeção, sobre o eixo de rotação, do momento de uma força em relação a um ponto. A figura seguinte representa a porta citada no exemplo e, ao lado, o esquema geométrico da força e da distância ao eixo:
Cisalhamento: Força aplicada sobre um fluido, que promove seu cisalhamento, ou seja, a separação/deformação/ ruptura em estruturas, provocadas por esforços paralelos em sentidos opostos.
É importante ressaltar que a parte inferior deve estar fixa, a parte superior deve ser móvel e a substância deve permanecer entre essas suas partes, enquanto é exercida uma força tangencial á substância. Em outras palavras, a tensão de cisalhamento ocorre quando uma força tangencial faz o deslocamento de camadas paralelas da substância.
Flambagem: Elementos compridos e esbeltos sujeitos a uma força axial de compressão são chamados de colunas e a de flexão lateral que sofrem a chamada de flambagem. Em geral a flambagem leva a uma falha