trabalho ccbb
datado de 1902, este Retrato de D. Pedro I, pintado com base em antigas imagens do imperador, pertence ao acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, antigo Museu do Ipiranga,telas de Benedito Calixto. Retrato de D. Pedro II, por Delfim da Câmara (1834-c.1916).
Museu História Nacional
Antes de discorrermos sobre a pintura do Pedro Américo(Independência ou Morte),vamos nos atentar a alguns fatos que levaram a essa pintura acontecer.A pintura de Pedro Americo fazia parte de um projeto nacionalista do império.Momento ao qual D.Pedro II, buscava uma identidade nacional.O Imperador acreditava que através da arte e da ciência isso poderia de fato acontecer.
Durante todo o governo do Imperador D.Pedro II,buscava-se essa identidade,a qual ficou mais acentuada depois da guerra do Paraguai,onde todas as imagens patrióticas foi colocada em prática pela academia de artes e principalmente pelo seu idealizador(D.Pedro II).
Após a Guerra do Paraguai,e o abatimento do Imperador a figura de D.Pedro II deu lugar a D.Pedro I,no quadro de Pedro Américo.Era importante para o Império mostrar como havia sido importante o grito de independência do D.Pedro I em 1882 as margens do Ipiringa,para “legitimar” que o Brasil só se tornou um país graças ao Império.
Existia um Governo Imperial já em declínio pela proximidade da República,que trazia reformas e promessas de mudanças,já apoiada pela elite,alguns membros da Igreja e o povo,que almejava mais participação nas decisões do governo.
Pedro Américo Auto caricatura Pedro Americo 3/10/1867.Museu nacional de Belas Artes- RJ
Pedro Américo de Figueiredo e Melo,nascido no estado de Parnaíba ,com dez anos de idade foi escolhido para uma missão cientifica pelo francês Louis Jacques Brunnet,a flora e a fauna no nordeste do Brasil.Formou-se na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro,onde ganhou uma