Trabalho Carrinho de Ratoeira
Engenharia Civil
APS – Atividades Práticas Supervisionadas
Gislaine s. ferreira b906125
SUMÁRIO
1-Introdução 1
2-Energia Mecânica 2
2.1-Energia Cinética 3
2.1.1-Teorema da Energia Cinética 4
2.2-Energia Potencial 5
2.1.1- Energia Potencial Gravitacional 6
2.1.1- Energia Potencial Elástica.................... 7
3-Conservação da Energia Mecânica 8
4-Anexos 9
5-Conclusão 10
6-Bibliografia 11
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Lei de Lavoisier
1-Introdução
Energia Mecânica é toda forma de energia relacionada com o movimento de corpos ou com a capacidade de colocá-los em movimento ou deformá-los. É a energia que pode ser transferida para outro corpo, através de um trabalho. Está caracterizado por ser o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial.
2-Energia Mecânica
Na prática, quer dizer que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que tenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, por adquirir energia cinética.
É importante lembrar quando tratamos da energia mecânica é a teoria da conservação das massas, de Lavoisier, que diz que em nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria. Em outras palavras, nada se perde tudo se transforma. Essa foi fundamental para, em 1788, através de estudos de Joseph Lois Lagrange, se estabelecesse o principio da ideia de energia mecânica que temos hoje. A importância dessa lei para a energia mecânica, e para todos os outros sistemas estudados, vem pelo fato de, em alguns casos, o objeto a ser analisado num problema a ser resolvido poder obter energia cinética e não ter energia potencial, ou vice e versa. Mas, na mesma situação, esse objeto ganha energia potencial e perde sua energia cinética, pela lei