Logística
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Sumário
Introdução 3
Problema 5
Hipótese 6
Objetivos 8
Objetivo Geral 8
Objetivo Específico 8
Justificativa 9
Referências Bibliográficas 10
Introdução
Gerenciar o imprevisível e garantir que uma aeronave decole e pouse, em total segurança e na hora certa, fazem parte do dia-a-dia dos aeroportos. Nas pistas, uma das principais funções do pavimento é garantir a aderência, relação pneu-pavimento em função da textura, adequada para a prática de pousos e decolagens.
Nos aeroportos, como a segurança é o foco principal do pavimento, é de suma importância que o revestimento proporcione os maiores índices de aderência possíveis em situações de pista seca ou molhada, que dependerá de boa macrotextura e microtextura, que drenará o máximo possível a água, em situações de chuva, impedindo o surgimento de laminas d’água na pista, evitando-se assim a hidroplanagem.
A hidroplanagem nada mais é do que o fenômeno que ocorre em veículos quando passam sobre água ou lama e os pneus perdem o contato com a pista. Sem a drenagem, a água se acumula na pista e preenche os sulcos dos pneus, diminuindo a força de atrito e dificultando (muitas vezes impossibilitando) a frenagem.
As causas de um acidente aéreo são múltiplas, mas quando se trata de decolagem e aterrissagem, as más condições de um pavimento aeroportuário se tornam o principal problema a ser estudado.
De acordo com a região onde se localiza o aeroporto e seus níveis de tráfego, adota-se a utilização de métodos auxiliares de drenagem, como o grooving. É justamente esse método que será abordado neste trabalho e sua possível aplicação em alguns aeroportos onde suas pistas estão em condições deploráveis, favorecendo a possibilidade de ocorrer acidentes