Trabalho bonus demografico revisado
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BÔNUS DEMOGRÁFICO
Edimária Silva de Santana 66945
Emerson Gonçalves Pinto 65777
Francisco de Souza Soares Neto 67663
Gildelma Rosa Carvalho 67043
Prof. Thiago Carbonari
SOROCABA/SP
2013
Error: Reference source not found
1 INTRODUÇÃO 2
2 TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA DO BRASIL 3
3 ESTUDO DO IBGE MOSTRA “BÔNUS DEMOGRÁFICO” DO PAÍS 7
4 BÔNUS DEMOGRÁFICO E A INTERNET 11
5 JANELA DEMOGRÁFICA 13
6 O ÔNUS DO BÔNUS DEMOGRÁFICOO 14
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
8 REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃO
Bônus demográfico é o momento em que a estrutura etária da população atua no sentido de facilitar o crescimento econômico. Isso acontece quando há um grande contingente da população em idade produtiva e um menor número de idosos e crianças.
Durante os anos de 1950 e 1980 a economia brasileira cresceu, em números redondos, a uma média de 7%, enquanto a população cresceu 2,8% ao ano. A renda per-capita cresceu 4,2% ao ano. Esses trinta anos marcaram o melhor período de crescimento de toda a história brasileira.
As duas décadas seguintes (1980 a 2000) foram marcadas, em grande parte por crises econômicas, alta inflação, perda de dinamismo social e por um agravamento da violência e da insegurança. Porém, o ano de 2004 voltou a apresentar números positivos. Tem crescido a consciência de que o país não está condenado ao fracasso se adotar políticas econômicas e sociais corretas.
Por diante entra o fator Bônus demográfico, ainda é difícil afirmar com exatidão quanto ao período de solidez do bônus, mas fato é que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou demasiadamente e ao longo dos próximos anos teremos uma população economicamente ativa maior, por isso o otimismo para com nosso país não é nenhum absurdo infundado.
Existem algumas linhas de raciocínio, mas é claro que para tudo dar certo é necessário uma série de transformações sociológicas e culturais, mas mesmo assim os números são favoráveis, como