trabalho bombas centrifugas
São bombas de deslocamento não-positivo, usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito.
A movimentação do fluído ocorre pela ação de forças que se desenvolvem na massa do mesmo, em conseqüência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco (rotor, impulsor) dotado de pás (palhetas, hélice), o qual recebe o fluído pelo seu centro e o expulsa pela periferia, pela ação da força centrífuga, daí o seu nome mais usual.
3. PARTES DE UMA BOMBA
Existem três partes fundamentais na bomba:
* Corpo (carcaça) – envolve o rotor, acondiciona o fluído, e direciona o mesmo para a tubulação de recalque;
* Rotor (impelidor) – constitui-se de um disco provido de pás (palhetas) que impulsionam o fluído;
* Eixo de acionamento – transmite a força motriz ao qual está acoplado o rotor, causando o movimento rotativo do mesmo.
Antes do funcionamento, énecessário que a carcaça da bomba e a tubulação de sucção estejam totalmente preenchidas com o fluído a ser bombeado.
4. APLICAÇÕES DAS BOMBAS
Bombas sempre foram usadas em muitos pontos na sociedade para uma grande variedade de propósitos. Há muito tempo, as aplicações incluíam o uso de cata-ventos ou rodas d'água no bombeio de água para o consumo humano, para a irrigação ou para o consumo animal. No presente, usamos bombas para irrigação, para abastecimento de água corrente, abastecimento de gasolina e outros combustíveis, sistemas de condicionamento de ar, refrigeração, movimentação de produtos químicos, movimentação de águas servidas, combate a enchentes, serviços em embarcações, etc. Por causa da grande variedade de aplicações, as bombas apresentam uma variedade extrema de formas e tamanho: de muito grandes a muito pequenas, do manuseio de líquidos e de misturas de líquido e sólidos, de pressões altas e baixas, de vazão ou caudal pequenos e grandes.
Posição de montagem VERTICAL, com o motor voltado para cima.
As bombas centrífugas foram